Matéria: Primeiro evento de sensibilização Vista Brasil

Encontro on-line apresenta o Vista Brasil para MPEs do setor têxtil e de confecção de todo o Brasil

O Vista Brasil, Programa de Competitividade e Promoção de MPE do Setor Têxtil e de Confecção, começou a dar seus primeiros passos com ações de Sensibilização e o primeiro encontrou foi virtual e com um grupo de micro e pequenos empresários do setor têxtil e de confecção de todo o Brasil, em setembro de 2022.


Na abertura do encontro, Fernando Pimentel, presidente da Abit, enfatizou a importância do projeto para o setor. "O Vista Brasil, certamente terá muito êxito porque cobre atividades que são fundamentais para a capacidade de empreender, de competir e de ser lucrativo de um negócio, num ambiente que envolva toda a agenda da sustentabilidade no seu aspecto mais amplo”, completa.


Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos Estratégicos da Abit, apresentou em linhas gerais em detalhes as ações previstas para os próximos dois anos do Programa. “Esperamos fazer a diferença no dia a dia das micro e pequenas empresas, tanto no desenvolvimento como na promoção de potenciais negócios”, ressalta.


Além de conhecerem todas as soluções, produtos e serviços do Vista Brasil, os participantes do evento ainda assistiram as palestras de outros especialistas em áreas que se complementam. Marcelo Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, abordou o tema “A indústria e o mercado de têxteis e confeccionados no Brasil e os desafios das micro e pequenas empresas do segmento”. Em sua palestra, Prado apresentou diversos dados, cenários e desafios, propondo reflexões importantes e diretrizes que apontam caminhos e estratégias interessantes para as empresas do setor, seja de vestuário ou de confecção, por exemplo. 


Já Thierry Coutinho, consultor técnico de Moda do Senai-Cetiq, levou aos participantes o olhar sobre a importância dos aspectos criativos para o setor. Em sua explanação "Simbiose – outono/inverno 2022", Coutinho ressaltou a conexão entre os diversos aspectos da criatividade com inovação, originalidade e singularidade. 


Anny Santos, coordenadora nacional de Moda do Sebrae, também esteve presente e reforçou a importância da parceria entre a Abit e o Sebrae. “Estamos felizes em celebrar essa aliança com a Abit, uma instituição entendedora do que são as dores e necessidades tanto dos pequenos como de grandes negócios na indústria têxtil e de confecção. É muito mais do que uma parceria. É um projeto de futuro”, salientou.


Sobre o Vista Brasil

O Vista Brasil é o Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção, e é resultado de uma parceria entre a Abit e o Sebrae. A missão do projeto é potencializar os produtos e os negócios de micro e pequenas empresas do setor no mercado nacional. Para isso, o Programa desenvolve ações com base em diversas estratégias, para que as empresas tenham ganho de qualidade, produtividade e competitividade, acesso à inovação, acesso a mercados, atuação em rede e inteligência competitiva. 




Share by: