Finalmente foi ativada, em julho de 2022, a quinta geração de internet móvel no Brasil. E o que o 5G pode fazer por nós? Aumento de capacidade, de velocidade, de conexão, de partilha de dados, menor latência (tempo de resposta) e, sendo assim, a internet das coisas (IoT) vai proliferar de vez nas produções.
Para entender o impacto do 5G no Brasil e no mundo, recomendo a leitura de dois documentos que são muito citados em várias matérias e estudos sobre o tema. São materiais densos, mas que trazem muita luz sobre as perspectivas econômicas e de desafios. Um estudo esmiuça o panorama brasileiro para o 5G, de autoria da CNI. O outro, é um relatório de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Qualcomm, com uma abordagem para os EUA.
Segundo o relatório “Sustentabilidade ambiental e uma economia mais verde: o papel transformador do 5G”, da Qualcomm, uma das gigantes de tecnologia, até 2050 o Planeta passará a ter 10 bilhões de habitantes e isso quadruplicará a economia, sobrecarregando mais ainda os recursos ambientais e a poluição. Mas, o 5G tem a capacidade de servir como instrumento para melhorar a trajetória da sustentabilidade, na medida em que as empresas podem, através da tecnologia, reduzir emissões de gases de efeito estufa, de água, de pesticidas e aumentar a eficiência energética. Segundo a Qualcomm, o 5G será transformador no enfrentamento aos desafios das mudanças climáticas.
No entanto, o Brasil só começou a trilhar o caminho do 5G. A nova geração necessita de antenas, muitas, e será preciso vencer um a um dos desafios de leis municipais para a acelerar a sua implementação. Se for rápida, o 5G poderá injetar R$ 81,3 bilhões no PIB em 2030, segundo estudo da
CNI.
No cenário mais otimista projetado, em 2030, a penetração do 5G no país será de 81%. No cenário mais pessimista, o indicador cai para 40,5%. Os cálculos consideram a projeção do PIB (em R$) de 2021 e estimativas de crescimento da população feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram feitos antes do leilão realizado em dezembro.
O crescimento do PIB potencial é resultado do crescimento da população em idade ativa (PIA) e da produtividade do trabalho. Esse último indicador será impactado com a adoção do 5G. Devido ao baixo tempo de resposta (latência) e alta velocidade na transmissão de dados, a nova tecnologia permitirá ampliar as atividades passíveis de automação e digitalização, no contexto de consolidação da indústria 4.0.
Segundo a CNI, para a rede 5G impulsionar a produtividade brasileira, novos métodos, como o monitoramento em tempo real do chão de fábrica e a comunicação entre máquinas, dependem não só da alta velocidade, mas sobretudo do baixo tempo de resposta e da criação das redes privadas. Nessa corrida para implementar antenas que viabilizem o 5G, não podemos perder a oportunidade e deixar que o País fique para trás em relação aos seus concorrentes.
Sim, existe uma corrida para a implantação intensiva desta internet móvel. A rede de dados 5G é 20 vezes mais veloz que as atuais redes de banda larga. Os especialistas dizem que o 5G é uma banda larga onipresente, pois permite a oportunidade revolucionária de reduzir impacto ambiental, promover crescimento econômico e aumentar empregos.
A tecnologia 5G promoverá usos significativamente benéficos para o Planeta como:
+ Transporte inteligente
+ Fabricação Inteligente
+ Edifícios Inteligentes
+ Agricultura Inteligente
+ Energia Inteligente
Nos EUA, espera-se que até 2025 o 5G permita a redução de cerca de 6% das emissões anuais de GEE (gases de efeito estufa), além de retirar 81 milhões de veículos de passageiros e carbono sequestrado por 460 milhões de acres de florestas. Em síntese, o 5G nos ajudará a usar os recursos naturais de forma mais eficiente e reduzir nossa pegada de carbono.
O mesmo relatório estima uma economia de 410 bilhões de galões de água nos EUA. Agora, imagina que no Brasil, segundo Instituto Trata Brasil, desperdiça-se 39,2% da água potável captada. A água não chega no seu destino final – nas casas das pessoas. Com o monitoramento por 5G é possível detectar real time vazamentos e outros problemas na rede de saneamento. Ao menos uma parte do problema é resolvido.
Na agricultura, o sensoriamento remoto, através de drones, pode mapear a necessidade pontual de pulverização, podendo reduzir em 50% o uso de pesticidas, fazendo eles mesmos a aplicação desses venenos e protegendo os trabalhadores.
No transporte público, sensores conseguem controlar o uso eficiente de combustível, prever problemas em trilhos de trens e fazer a manutenção antes dos problemas acontecerem, além dos já famigerados carros autônomos que, ao aumentar a frota, podem se comunicar e também otimizar o trânsito.
Manufatura Inteligente
O 5G fornece um nível de conectividade segura e de ultra baixa latência que permite capacidade de resposta, exatidão e precisão em movimento automatizado e sincronizado.
Os fabricantes podem usar tecnologias habilitadas para 5G para extrair insights e melhorar a produtividade e a eficiência. Por exemplo, sistemas de gerenciamento de estoque suportados pelo 5G reduzem o nível geral de estoque necessário, racionalizando os espaços e reduzindo iluminação e refrigeração.
Preventivamente, sensores podem monitorar e prever problemas em manutenção de máquinas, reduzindo desperdícios de produtos com defeitos ou reduzindo o tempo de máquina parada. É ilimitado o que os profissionais verdes podem otimizar e criar quando se tem muita velocidade de dados.
Os empregos verdes
Os profissionais que atuam para buscar formas de reduzir impacto ambiental irão aumentar substancialmente com o uso do 5G em seus trabalhos. Segundo a Qualcomm, serão 300 mil novos empregos verdes, até 2030, em função das novas aplicações (como IoT),
A implantação de tecnologia 5G demandará muito as seguintes profissões
Engenheiro de dados | Cientista de Dados | Engenheiro de software
Cada indústria será transformada em seu próprio caminho. O 5G impactará todos os setores ao criar novos produtos e processos apoiando a sustentabilidade ambiental e beneficiando empresas e a sociedade. Enfim, não há dúvidas sobre os limites tecnológicos que o 5G irá quebrar, promovendo eficiência em infinitas áreas, mas principalmente, dando um fôlego para o Planeta.